Interatividade, conectividade, multi-mídias, ambientes de aprendizagem, redes sociais… ouvem-se todos os dias esses novos termos e eles são provas que na era digital existem novas formas de aprender e ensinar.
Mas quais são estas formas? O que muda na educação? Como pais e professores, devem se portar em um mundo tecnológico? As formas de aprender e ensinar que foram válidas para as gerações anteriores serão descartadas na era digital?
Assim temos aqui a intenção de desvendar as novas formas de ensinar e aprender utilizando toda a interação que nos é permitida através da Web 2.0 e outros mecanismos tecnologicos.


Jogos Eletrônicos

Jogos - Um instrumento pedagógico de grande potencial integrador, que oferecem a oportunidade de aquisição da capacidade de síntese. É necessário reconhecer o caráter lúdico, de entretenimento, que qualquer jogo tem que ter para ser um jogo.
O trabalho do professor com o uso dos jogos na sala de aula apresenta resultados significativos no processo de contrução do conhecimento, proporcionando condições para o desenvolvimento cognitivo e autonomia. Verificam-se que os professores podem ir além da utilização do computador como máquina de ensinar, se buscar os aspectos pedagógicos e sociais na utilização dos jogos na aprendizagem.

Percebemos que os jogos conseguem “prender“ a atenção de grande parte dos alunos, e podemos associa-los a aprendizagem permitindo explorar uma interação sócio - interacionista.
MENSAGEM

"A ludicidade, apesar de diversão e prazer, é uma possibilidade muito rica de aprendizado, com inúmeras potencialidades para se desenvolver habilidades, competências." (PERRENOUD, 2000)

Por  Saionara Santos


Projeto Jogos Virtuais