Imagem disponível em :50minutos.com.br
"A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender"(MORAN)
A Internet é definida como um conjunto de interligações voluntárias entre redes.É mais do que uma ferramenta pedagógica, mas um meio de comunicação social. ( BARROS,1997)
Utilizada pelas pessoas para diversos fins como procura de informações, para comunicação e na educação. Neste fim, o professor pode ter um papel preponderante, a fim de estes os alunos possam utilizá-la de maneira eficiente e capaz de auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos como nos relata Moran .
Mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, além disso possibilita uma aprendizagem colaborativa para o aluno.
Sem dúvida, a Internet auxilia na troca de experiências,bem como de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. Ainda pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar e a modificar o processo de avaliação .(MORAN,2001)
Referências
BARROS,Teresa. O papel da Internet na Educação.1997. Disponível em : < style=""> > . Acesso em: 19 jul.2010.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias
Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Disponível em : <> http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm>. Acesso em : 19 julho 2010.
Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Disponível em : <> http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm>. Acesso em : 19 julho 2010.
MORAN,José Manuel. Novos desafios na educação- a Internet na educação presencial e virtual, 2001. Disponível em : < http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm >. Acesso em : 19 jul. 2010.
Postado por Keila Maia às 20:41Interação e Colaboração
As novas ferramentas da web 2.0 para interagir com outros professores, onde se pode administra seus grupos, compartilhar conteúdos, informações, pesquisas e participar de debates, listas de discussões.
Espaço de compartilhamento de vídeos:
Youtube , Videoblog , Yahoo vídeos
| Listas de discussão disponíveis na web que abordam temas da educação : | EstúdioWeb , Vivência Pedagógica , Informática na Educação , EduBlogosfera , Leitura&Escrita , Clube dos Docentes de Língua Portuguesa |
| Ferramentas de compartilhamento e criação de apresentações | Slideshare , Slideboom , Zoho Show |
| Softwares para organizar, editar, publicar e compartilhar imagens: | Photoshow , Scrapblog , Gallery , Slidestory , Picasa , Pikchur , Tabblo |
| Sites com orientações sobre a criação de podcast e com conteúdos diversos: | Podcast One , Impressões Digitais , Pod Office , Podcast EscolaBR |
Por: Thânya Dias
Podcasting
É uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - um aparelho que toca arquivos digitais em MP3 - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê).Assim, podcast são arquivos de áudio que podem ser acessados pela internet. Estes áudios podem ser atualizados automaticamente mediante uma espécie de assinatura. Os arquivos podem ser ouvidos diretamente no navegador ou baixados no computador.
O podcast tem se revelado como ótimo recurso pedagógico, pois ao se elaborar e executar projetos é possível envolver diversas disciplinas e, ainda, no processo de gravação os estudantes terão que estudar mais para preparar um bom texto para disponibilizarem material correto e coerente; por serem muitas vezes realizados em grupo os trabalhos com podcast permite também a aprendizagemcolaborativa entre outras vantagens, tais como, aprendizagem independente do tempo e do espaço (sala de aula), tornando os alunos produtores de informação na web e o aprendizado mais dinâmico.
Como sugestão para saber mais sobre Radio on-line, visite o site Escola Br que apresenta dicas passo a passo de como criar uma radio on line e outras ferramentas de internet.Por :Thânya Dias e Marinede Borges
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting
imagem disponível em :masternewmedia.org
Ferramentas de comunicação em tempo real
Google Talk, Voxli , Yahoo Messenger , Skype , VoxOx , Messenger, Plugoo
Programas educacionais de rádios e TVs universitárias e outras enriquece o acervo de informações:
Escola Brasil , Futuratec , Núcleo de Rádio e TV UFPE/PE, TV Anísio Teixeira/IAT
| Comunidades formadas na web: Escrevendo o futuro , |
| Comunidade Linux Educacional , Comunidade Vamos Cuidar do Planeta |
| Minha Terra |
| Webquest Brasil |
| Ponto de Encontro - Educadores em rede |
Computador
Computador
O processo da informatização da sociedade que já atinge o Brasil caminha com espantosa rapidez e parece ser irreversível. Temos a responsabilidade de nos preocupar em oferecer a melhor preparação possível para que os nossos alunos, inclusive da rede pública, para que possam viver e atuar numa sociedade informatizada.
Diante disso, muitas escolas estão ativas e decididamente introduzindo o computador no processo de ensino e aprendizagem. Criando condições que venham a contribuir para a autonomia cultural e tecnológica da nação, diminuindo assim, eventualmente, a distância que separa os Pais das nações mais desenvolvidas.
Assim sendo, não podemos perder de vista o fato de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poder participar no processo de geração e incorporação da tecnologia de que o País precisa para sair do estágio de subdesenvolvimento econômico e de dependência cultural e tecnológica em que se encontra. E a informática está no centro de toda essa tecnologia.
A escola ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem não deve deixar que este se torne um artigo de luxo, criando assim adultos egoístas e anti-sociais. Ela deve buscar neste, um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias.
Entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Por isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a educação tem seu processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do conhecimento. E preciso evoluir para se progredir, e a aplicação da informática desenvolve os assuntos com metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de faci1itador, mediador da construção do conhecimento. Então, o computador passa a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.
Por Ritta Conrado
Referências:
Redes Sociais
Ferramentas sociais: a construção coletiva do conhecimento
As ferramentas sociais da Web 2.0 são conhecidas por esse nome devido a sua abertura e preocupação com a participação dos usuários.
As ferramentas sociais mais populares são:
Softwares que permitem a criação de uma rede social: blog, Orkut, MySpace,Hi5, Twitter;
Ferramentas de escrita colaborativa: blogs, wikis, podcast, Google Docs &Spreadsheets;
Ferramentas de comunicação online: Skype, Messenger, Voip, Googletalk;
Ferramentas de compartilhamento de imagens, apresentações, vídeos, entre outros arquivos: Youtube, GoogleVideos, Yahoo Videos, SlideShare, BubleShare;
Ferramentas para criação de lista social (social bookmarking): Del.icio.us e Stardaid.
Possibilidades Pedagógicas
As ferramentas sociais possibilitam o desenvolvimento de comunidades virtuais: grupos de pessoas que se comunicam, compartilham experiências e temas afins se esforçam para atingir objetivos comuns.
Muitas são as possibilidades de uso das ferramentas sociais como recurso pedagógico:
• comunidade de debate: intercâmbio de idéias e opiniões;
• comunidades pragmáticas: grupos de trabalho sobre temas relacionados compreensão da vida real;
• comunidades de construção do conhecimento: ajudar o aprendizado
As comunidades virtuais possuem características que devem ser exploradas no seu uso direcionado à educação:
• possibilidade de comunicação sincrônica e assincrona ;
• possibilidade de rever a comunicação estabelecida;
• comunicação entre pessoas de diferentes áreas geográficas e culturais;
• interatividade ilimitada e complexa a partir do computador;
• comunicação livre, sem nenhuma ligação espacial;
• acesso a uma grande quantidade de textos e gráficos.
Por: Thânya Dias
Google Docs
O Google Textos e Planilhas (Google Doc) como demonstração é um Ambiente Interativo Virtual. O Google Doc, como chamamos, é semelhante ao Wiki Text, pois é um ambiente interativo que favorece a construção coletiva de textos na web e facilita a interatividade na construção do conhecimento independente do tempo e do local de acesso.
A ferramenta possui vantagens, como:
• Edição fácil e simples
• Possibilidade de inserir imagens, links, tabelas, comentários etc.
• Permite a cópia do documento
• Permite salvar o doumento em outros formatos (word, openoffice, pdf, html etc.)
• Compartilhar o documento com outros colaboradores permitindo acesso à edição total ou parcial
• Publicar o documento ou enviá-lo por e-mail
• Registrar todas as revisões feitas no documento, o nome do usuário, data e horário
• Permite acompanhar as colaborações feitas pelos colaboradores
• Permite que colaboradores editem o documento ao mesmo tempo
• Imprimir o documento
• É gratuito
• O usuário pode ter inúmeros documentos com colaboradores diferentes
• O documento pode ser publicado em um Blog
• Entre outras
Percebe-se como limitação que quando mais de uma pessoa edita o documento, só será salvo apenas uma das edições por vez, contudo, essa limitação é mínima em relação às possibilidade..
Por Saionara Santos
• Edição fácil e simples
• Possibilidade de inserir imagens, links, tabelas, comentários etc.
• Permite a cópia do documento
• Permite salvar o doumento em outros formatos (word, openoffice, pdf, html etc.)
• Compartilhar o documento com outros colaboradores permitindo acesso à edição total ou parcial
• Publicar o documento ou enviá-lo por e-mail
• Registrar todas as revisões feitas no documento, o nome do usuário, data e horário
• Permite acompanhar as colaborações feitas pelos colaboradores
• Permite que colaboradores editem o documento ao mesmo tempo
• Imprimir o documento
• É gratuito
• O usuário pode ter inúmeros documentos com colaboradores diferentes
• O documento pode ser publicado em um Blog
• Entre outras
Percebe-se como limitação que quando mais de uma pessoa edita o documento, só será salvo apenas uma das edições por vez, contudo, essa limitação é mínima em relação às possibilidade..
Por Saionara Santos
O que são redes sociais?
São meios de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.
Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de email, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente. No Twitter, você pode definir que suas atualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que você aprovar.
O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.
Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.
Disponível em
http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html
Postado por Rositelma às 19:14
São meios de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.
Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de email, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente. No Twitter, você pode definir que suas atualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que você aprovar.
O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.
Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.
Disponível em
http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html
Postado por Rositelma às 19:14
Links de Redes Sociais
| Brightkite |
| Friend Feed |
| Google Buzz |
| Grou.ps |
| Identi.ca |
| Jaiku |
| Koornk |
| Multiply |
| Nética |
| Ning |
| Orkut |
| Plurk |
| Tumblr |
| Twitte |
Um pouco mais sobre o YOU TUBE
Por : Marinede Borges
YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.
Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
A revista norte-americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, "criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista"
Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
A revista norte-americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, "criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista"
ORIGEM DO NOME
YouTube vem do inglês you: você e tube - tubo, ou, no caso, gíria utilizada para designar a televisão... No caso é You television, que ficaria algo como "TV Você" ou ainda "Você TV" em português.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTubeimagem disponível em:luiz-prof.blogspot.com
O blog como recurso didáticohttp://www.slideboom.com/presentations/193713/O-Blog-como-recurso-pedag%C3%83%C2%B3gico
Redes Sociais http://www.slideboom.com/presentations/190238/Redes-Sociais
Comunidades Virtuais
Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.
Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.
Possíveis benefícios das comunidades virtuais para os indivíduos participantes:
Colaboração/Cooperação
Tal como numa comunidade tradicional, uma comunidade virtual permite uma interacção entre os seus diversos elementos de forma a oferecer apoio e/ou trabalhar conjuntamente na prossecução de um determinado objectivo. Sendo que esta comunidade poderá incorporar elementos de todas as áreas e locais, admitindo uma correcta orientação, compreendemos que resultados mais aprofundados poderão ser obtidos.
Por outro lado esta colaboração poderá ser pura, uma vez que não existirá influências sociais no seu desenvolvimento, sendo cada contribuição avaliada essencialmente pelo seu conteúdo.
Acrescentamos ainda que, quando consideramos objectivos para os quais é necessário um peso elevado de participação (abaixo-assinados, protestos) o facto de a Internet apresentar um número infinito de comunidades permitirá a maior velocidade de propagação da mensagem.
Aprendizagem
O conhecimento pode ser encarado como o principal activo que um indivíduo possui. Com o aparecimento de comunidades a exporem e trocarem os seus conhecimentos mais facilmente qualquer indivíduo poderá apreender novas temáticas.
Claro que através de instituições de ensino esta característica é largamente oferecida. No entanto é de extrema importância o diálogo entre os intervenientes de forma a compreender os diversos pontos de vista permitindo assim aprofundar e preparar todas as vertentes das matérias em análise.
Através das comunidades virtuais, e tendo em conta a riqueza de análise de cada cultura, mais facilmente quem investiga poderá receber ensinamentos não influenciados pelo local onde faz o seu estudo assim como diferentes forma de analisar a questão.
Uma outra questão que julgamos ser importante no dia-a-dia passa pela constante contribuição em todos as decisões que tomamos. Em qualquer assunto onde tenhamos uma dúvida facilmente obtemos respostas. Note-se que estas respostas não serão influenciadas concedendo uma maior capacidade de sustentação das decisões tomadas. Esta característica poderá ajudar em assuntos tão triviais como a aquisição de um telemóvel, como a matérias mais complexas tais como que tipo de poupança efectuar. Através do testemunho das experiências de outros, os indivíduos poderão obter ensinamentos úteis para o desenrolar da sua vida.
Desterritorialização
Tradicionalmente a limitação territorial potencia graus de desenvolvimento intelectual diferentes significativos. Este facto não se deve à maior ou menor capacidade dos indivíduos mas sim ás dificuldades de acesso aos grandes focos populacionais. Neste locais as capacidades poderão ser mais desenvolvidas através de uma maior interacção social. Com o aparecimento de comunidades virtuais, de qualquer parte do mundo se pode obter esta interacção. Inclusivamente esta interacção foi alargada a um nível global. Se até aqui as comunidades eram essencialmente regionais, hoje em dia as comunidades são mundiais, permitindo o acesso a pessoas de todos os países e continentes.
Ser Social
Tal como foi observado no ponto anterior as comunidades permitem não só uma aproximação regional, como global. O ser humano apresenta uma necessidade natural de interacção. Através das comunidades esta interacção permite uma ligação a todo o mundo. Antes das comunidades virtuais geralmente as pessoas estavam limitadas às comunidades locais onde vivia. Assim, de certa forma, as interacções eram impostas, havendo dificuldade em escolher com quem se quer interagir. Uma consequência era também a anulação de alguns interesses uma vez que não existia com quem os partilhar.
Com as comunidades virtuais existe total liberdade de escolha das comunidades onde se pretende estar, permitindo e potenciando todo o tipo de interesses, sendo que em todo o mundo será mais fácil encontrar quem apresente interesses equivalentes. O local deixa de ser uma limitação passando a ser também um ponto de interesse, uma vez que normalmente existe o interesse de conhecer novas culturas.
Uma característica transversal a todas assuntos abordados reporta-se à facilidade de acesso. Através de comunidade virtuais, com elementos de qualquer país, temos a certeza de que facilmente teremos acesso a alguém em qualquer altura. Desta forma mais facilmente podemos obter apoio, ou simplesmente interagir. Por outro lado a informação fica registada, permitindo construir um arquivo acessível a todos que poderá funcionar como base de dados para pesquisa.
Tendo em conta que a troca de informações pode ser assíncrona permitirá também uma maior facilidade e certeza de resposta aos nossos contributos. Não será necessário a presença dos indivíduos no mesmo momento para a partilha de conhecimentos.
Estudos
Manuel Castells, em A Galáxia da Internet, diz que a noção de comunidades virtuais proposta pelos pioneiros da interação social na internet tinha uma grande virtude: chamava a atenção para o surgimento de novos suportes tecnológicos para a sociabilidade, diferentes de formas anteriores de interação, mas não necessariamente inferiores a ela. Mas induziu também a um grande equívoco: o termo comunidade, com todas as suas fortes conotações, confundiu formas diferentes de relação social e estimulou discussão ideológica entre aqueles nostálgicos da antiga comunidade e os defensores entusiásticos da comunidade de escolha possibilitada pela internet.
Formatos
· Orkut. Um dos principais recursos do site são as comunidades, que reúnem pessoas sob um mesmo tema.
Comunidades estudadas:
Por Thânya Dias


