Interatividade, conectividade, multi-mídias, ambientes de aprendizagem, redes sociais… ouvem-se todos os dias esses novos termos e eles são provas que na era digital existem novas formas de aprender e ensinar.
Mas quais são estas formas? O que muda na educação? Como pais e professores, devem se portar em um mundo tecnológico? As formas de aprender e ensinar que foram válidas para as gerações anteriores serão descartadas na era digital?
Assim temos aqui a intenção de desvendar as novas formas de ensinar e aprender utilizando toda a interação que nos é permitida através da Web 2.0 e outros mecanismos tecnologicos.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ensinando e aprendendo com as tecnologias.

Segundo Moran , Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Educamos de verdade quando aprendemos com cada coisa, pessoa ou idéia que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, experienciamos, lemos, compartilhamos e sonhamos; quando aprendemos em todos os espaços em que vivemos na família, na escola, no trabalho, no lazer, etc. Educamos aprendendo a integrar em novas sínteses o real e o imaginário; o presente e o passado olhando para o futuro; ciência, arte e técnica; razão e emoção.

Disponível em :http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário